quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A CRIAÇÃO DE UMA POESIA

 Certa vez uma pessoa me perguntou como surge a poesia na minha cabeça?  Então vou transformar essa pergunta e a resposta em um texto, para variar.

1-DE UM SENTIMENTO
Imagine estar apaixonado, o simples bater mais forte do coração, o calor,o nervoso e a felicidade, já seria um bom alicerce. Mas imagina estar sentindo tudo isso e de repente vem a sua cabeça palavras, frases. Às vezes essas palavras frases vem junto de imagens como se um clipe passasse na cabeça e então a poesia passa a ser a simples tradução da imagem ao papel em forma de letras.

2-DE UMA EXPRESSÃO
Imagine você com raiva, porém não pode falar e ou agir como tal, mas na poesia sim, então um misto de sentimento com a expressão toma conta e quando percebe, a poesia vira a solução lúdica e simplesmente monta-se a estrutura as vezes mais racionalizada do que dada em forma de clipe.

3-DE UM MOMENTO
Imagine você brigou com seu namorado por que ele disse que você é gorda. A poesia vem para “narrar” a história ou até mesmo para no processo que você está tentando contar, você vê as coisas de outra forma. Sendo que se você não escrevesse a poesia seria sempre o mesmo ponto de vista.

PONTO DE VISTA SIMPLÓRIO:
Ele me chamou de gorda
Cai em um pranto
Acho que já não é mais amor...

PONTO DE VISTA ALTERADO:
Eu era um fardo
Um peso em seu coração
Não sabia mais qual palavra usar
para definir contramão
Temia o pior
Tudo que eu queria era salvar o amor.


4-SITUAÇÕES “INVENTADAS”
Mais conhecido como lúdico, faz de conta, fantasiar, inconsciente coletivo e etc. É aquela poesia que provem de situações que criamos ou simulamos em nossa mente então depois de vivido bem isso na cabeça é quase que real logo vem naturalmente  como sentimentos em um clipe toda uma narração que torna-se poesia. O perigo dessas poesias é que geralmente quanto mais inventada é, mais as pessoas acham mesmo que é real, principalmente se é sobre amor.

5-DERIVADO DE SONHOS
Nessa não sou muito boa, por que ainda é algo novo pra mim . Mas descrever sonhos em forma de poesia é uma mistura dos quatros tópicos que  falei acima e mais a questão do inconsciente mandando um recadinho. Interpretar algo assim para transforma em poesia é a arte de quem estuda Carl Jung, como é o caso da minha amiga Tina kague.

6-POR ENCOMENDA
Assim já me pediram, faz uma poesia pra mim? Faz uma poesia para minha namorada, meu namorado, minha amiga e etc. E sim eu fiz. Como funciona peço que conte a história deles no caso de casal ou e amigos. A partir da história tento criar um fundo para a história e ai sim escrever. Confesso que essa poesia pra mim é muito ruim de escrever. Principalmente  se eu não tiver uma ligação com a pessoa, por que me sinto engessada. Até por que a palavra que eu usar não será admirada, mas sim interpretada.


Bem no momento consegue pensar apenas nesses 6 processos de criação e claro que eu descrevi como eu escrevo e sinto a poesia. Como cada um faz para escrever poesia é pessoal. Por isso que dizem que os “artistas” (aqueles que fazem arte e não famosos ;) )são tão excêntricos e é verdade.

Por RMOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário