terça-feira, 3 de março de 2015

설국 열차 SNOWPIERCER: O EXPRESSO DO AMANHÃ



Em uma tentativa de reverter os efeitos do aquecimento global, diversos países liberam uma substância na atmosfera que acaba dando errado e congelando o planeta. O que sobrou da humanidade está a bordo de um trem chamado Snowpiercer, que viaja ao redor do mundo e é movido por um motor de movimento perpétuo. Dentro deste um esquema de classes se instala: os mais pobres vivem na cauda em completa miséria  enquanto a elite vive na ponta do trem desfrutando de regalias...até o dia em que um dos membros da cauda revoltado com a situação de seu grupo resolve liderar uma revolução que irá mudar tudo.

O ano de lançamento do filme é 2013, e fazem parte do elenco nomes de destaque do cinema mundial como Chris EvansTilda SwintonJamie Bell  e Octavia Spencer.


Com a sinopse acima e a lista de atores protagonistas é de se esperar que esse seja mais um filme de ação e ficção pós-apocalíptica hollywoodiano, mas não é bem por aí. Na verdade trata-se do primeiro filme falado em inglês (aproximadamente 80% das falas) do diretor e roteirista sul-coreano Bong Joon-ho, e fazem parte do elenco, os também sul-coreanos atores Song Kang-ho e Go Ah-sung. O filme é baseado na graphic novel Le Transperceneige, dos franceses Jacques Lob Jean-Marc Rochette, com quem o diretor chegou a conversar pessoalmente antes das gravações. 90% das cenas do filme foram gravadas dentro de um set na República Tcheca, e as poucas cenas ao ar livre e/ou na neve, foram gravadas na Áustria.


Apesar da direção e da equipe de produção sul-coreanas, não se trata de uma obra tipicamente oriental. Quem esta acostumado com as produções hollywoodianas pode sentir certa estranheza com o enredo e a fotografia, porém quem está acostumado com o cinema asiático poderá achar o filme “americano” demais. A obra seria mais algo como uma ponte entre esses “continentes cinematográficos”, que tem potencial para agradar as duas audiências ao mesmo tempo que apresenta características novas para ambas.


                A narrativa é densa e forte, e a analogia da vida no trem com a sociedade atual é pesada, cruel e realista, podendo chocar os mais sensíveis. Porém, extremamente bem produzido, com uma fotografia incrível e uma história ao mesmo tempo envolvente e chocante, o filme merece ser visto por fãs de ambos os cinemas.

Trailer legendado:
Fontes:
Escrito por: BCP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário