terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Anime na minha vida...


O anime surgiu na minha vida quando eu mais precisava. Quando eu mais estava sozinha e perdida, quando tudo estava mudando sem eu entender bem o motivo. A verdade é que antes disso eu era ligada a cultura americana  e meus amigos também. Mas depois do vestibular cada um foi para seu canto e até a pessoa que eu era mais próxima também tinha sumido da minha vida. Meus ídolos estavam em uma férias longas e também parecia ter “me” abandonado.Então fui aos poucos percebendo o vazio da cultura americana e comecei  a selecionar melhor o que eu iria assistir na televisão , já que antes sendo americano estava bom, qualquer coisa.


Eu não sei como e nem quando exatamente isso começou mas um dia em 2003 comecei a ver o InuYasha no Cartoon e desde então não consegui parar mais de ver animes. Nos Animes a frase que mais me chamou atenção foi: “Não vou me dar por vencido(a).” Essa frase eu escutei em vários animes e repeti para mim mesma fazendo com que eu não desistisse de fazer o curso de Direito. No curso de Direito eu comecei a ver o mundo como ele realmente é: cheio de Yokais. E principalmente que o vilão é quase sempre como o Naraku, que nunca faz o trabalho sujo com a própria mão.

Também teve o kaleido Star com frases como: “Evitar lutar com o inimigo pode acabar sendo mais doloroso do que você pensa.” e “Lembre-se que seus sonhos são as asas que ajudarão você a voar.”. Era a tarde que Kaleido Star passava era um horário bom por que duas horas depois eu ia para faculdade e assim como a Sora eu tinha enfrentar meus desafios diários. E também me  fez lembrar do esporte que eu mais gostava: Dança.


Enfrentar os meus demônios e os demônios que me rodeavam passou a ser menos difícil. Por que através dos animes eu também aprendi um pouco da cultura japonesa: filosofia, história, costumes, etiquetas, a língua japonesa, música, novela, filme, geografia e etc. Foi nessa época que eu cometi um pequeno erro que futuramente me causaria um pequeno dano. Eu mediante a esse impacto cultural comecei a achar tedioso estudar inglês era como se eu já soubesse o suficiente. Sendo que o saber é infinito, logo suficiente sempre será pouco.


Foi um momento em que definitivamente eu estava rompendo com passado e criando um novo eu. Onde muitas verdades duras de serem digeridas estavam vindo a tona de uma vez só. Mas com os animes mostrando que problemas existem e com trabalho duro e fé em mim mesma e as trilhas sonoras dos animes a horas me dar coragem e hora calma, eu pude seguir em frente. Curioso que a paz e o apoio que eu precisava não veio de uma igreja e sim nas pessoas abençoadas que escreveram e passaram mensagens tão profundas através de uma animação. Eu posso afirmar que depois que passei a ver anime , passei a ter mais fé em Deus e ver a vida de uma forma diferente.

Talvez por essa fé que foi me fortalecendo eu consegui suportar todas as coisas que me aconteceram durante aqueles cinco anos. Mas quando terminamos um ciclo ,outro começa , né? Em 2008 eu comecei uma vida nova onde dia a dia, realizava pequenos sonhos e tudo parecia perfeito. Foi um ano que vi poucos animes, mas já fazia parte trocar um programa americano por um japonês.


Mas em 2009 as asas dos meus sonhos foram quebradas e tive que começar um novo sonho entre lágrimas. No entanto dessa vez eu tinha o uzumaki para me lembrar que eu não podia me dar por vencida e dessa forma estudei mais e passei no vestibular para realizar um sonho profissional. Quando o lugar onde eu estava realizando esse sonho se tornou um pesadelo Uzumaki também me ajudou em 2010. Assim como ele mudou as táticas para buscar o Sasuke eu mudei as minhas táticas , mudei de lugar e continuo buscando meu sonho.


E se o tema for o fim do mundo ainda existe esperança assim como no anime Planet Survival.
Se o tema for amor e amizade tem o anime Nana.
Se o tema é a virtualidade no sentindo de estar em outra dimensão tem o digimom. Onde eles passam dias, meses em outra dimensão enquanto aqui nessa dimensão aonde fica o planeta Terra só se passaram alguns minutos. Pode parecer ficção, mas quantas vezes vamos ver só um e-mail e sem percebermos ficamos uma hora ou mais navegando?


O anime sempre vai ser uma forma de caminhar na realidade, sofrer, ser feliz, amar e viver nesse mundo onde nem sempre sair da realidade quer dizer delirar.

Texto de Rani MOL 14/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário