quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Comic Book X Gibi X Mangá


Comicbook spider-man.

Comics é uma expressão que vem da língua inglesa que é traduzido como "cómicos" e que refere-se as histórias em quadrinhos feito nos Estados Unidos. Inicialmente comics tinha como enredo apenas comédia porém hoje os enredos são variados como: ação, romance, ficção científica e etc. As editoras mais conhecidas são a Marvel Comics e a DC Comics. Dentro desse universo um dos escritores mais famosos é o Stan Lee, criador do : Homem-Aranha, Incrível Hulk, Homem de Ferro,X-Men, Demolidor, Thor, Os Vingadores e Quarteto Fantástico.

Revista Gibi

Gibi foi o título de uma revista brasileira de história em quadrinhos, cujo lançamento ocorreu em 1939. Graças a ela, no Brasil o termo gibi tornou-se sinônimo de "revista em quadrinhos". Os gibis mais conhecidos são: A turma da Mônica e  O menino maluquinho
Mangá brasileiro.


Em Agosto de 2008 Maurício de Sousa criador do gibi Turma da Mônica, criou Turma da Mônica Jovem na versão dos quadrinhos, japonês o mangá.


Mangá do Naruto


O mangá significa histórias em quadrinhos no Japão. A origem do mangá se dá na Era Feudal quando lendas eram contadas por meio de fantoches, chamado de Teatro das Sombras. Essas histórias com seqüências  que eram escritas em rolos de papel mais tarde como conseqüência deu a origem ao mangá.O mangá atual tem como característica um apelo visual muito forte com: olhos grandes, cabelo colorido,divulgação da cultura japonesa e traços próprios de desenhar. Alguns mangás famosos: Astro boy (1952), Speed Racer Mach Go Go Go (1966), Urusei Yatsura (1978),Rurouni Kenshin (1994), Naruto (1999) e Fairy Tail (2006).


Comic Book X Gibi X Mangá

E todos eles: Comic Book, Gibi e Mangá, quando o sucesso começa a ser grande ganham um espaço na animação/ anime e até mesmo no cinema.


Filme O homem aranha.


O homem aranha, por exemplo, ganhou sucesso em todos eles sucessivamente, dos quadrinhos para animação (desenho animado) e foi para tela do cinema.

Seriado do Menino Maluquinho

No Brasil não foi diferente O menino maluquinho saiu das revistas para o desenho animado, ganhou versão de seriado na Tv e também ganhou a tela do cinema. Turma da Mônica além de todo esse caminho de desenho animado e filme, também ganhou produtos escolares, para bebes e atualmente segue até o formato japonês da revista em quadrinho. O que para o momento no Brasil tem uma grande notoriedade uma vez que o mangá é bem aceito aqui.

Filme Samurai X


O mangá além de ganhar versão em animação (desenho animado) que é chamado de anime, também ganha espaço nas adaptações para dorama (novela japonesa) e o sucesso também está garantido na tela do cinema. Atualmente o filme do Samurai X (Rurouni Kenshin) estreou como o de maior sucesso no Japão. Pela forma singular que o manga tem pelas suas características físicas e ideológicas dos personagens o sucesso chega pelo mundo todo. 
Colar da Sailor Moon


Ainda que não pelo manga ou anime propriamente dito mas por seus produtos. Como quando eu era criança tive uma caneta belíssima com uma estrela na ponta que na verdade era a caneta da Sailor Moon (igual aquele bastão que ela usava para se transformar de Serena em Sailor Moon). O fato é que meus pais me deram por que acharam bonito, mas eles não sabiam que era um produto que a origem era japonesa e que deriva de um manga/anime. Assim como tantos outros produtos de tantos outros animes estão no mercado e nem todos sabem que surgiu (foi criado) em um mangá.

Texto escrito e adaptado por Rani MOL

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário