domingo, 17 de março de 2013

SAINT PATRICK’S DAY - DIA DE SÃO PATRICK




Provavelmente você já viu em filmes americanos, europeu  alguma coisa a respeito do São Patrick, trevo verde de 3 folhas, roupas tradicionais e uma bebedeira.



 A verdade que essa é uma data religiosa que é celebrada a morte (17 de Março) de São Patrick ou como no Brasil é chamado São Patrício. Foi um homem inglês que desde criança sofreu muito na mão dos Irlandeses que ao lhe seqüestrar fizerem de escravo. Tempos depois ele fugiu e voltou a Inglaterra , estudou e tornou-se missionário. Voltou para Irlanda ensinou Inglês  e o Cristianismo. Porém a forma que usou para ensinar foi aproveitando a cultura regional desta forma  o povo local, pode aprender mais rápido.



Chama atenção saber que São Patrick usava o trevo de 3 folhas para ensina o Pai, do Filho e do Espírito Santo.



Hoje é uma grande festa que inclui muita bebida, as roupas (de “camponês”) tradicionais e você deve estar se perguntando mas não é uma festa religiosa? Lembra do começo da história São Patrick incorporou a cultura Irlandesa e adaptou assim a forma de ensinar o cristianismo. Sendo uma das poucas histórias que eu conheço que a população não teve que “trocar” de cultura por causa da “religião”. Como nossos índios, os africanos que vieram como escravos e por ai vai.





A história da Irlanda na TV:
- Nova York  teve sua construção feita basicamente pelos irlandeses. E você pode ver essa história no filme: Gangues de Nova York.
- PS I Love you, é outro filme que retrata bem a Irlanda.
- Não se fala de música sem falar de U2 (Rock dos anos 80 firme até hoje) e mais contemporânea teve as boy bands: Westlife e Boyzone.
- Casa comigo? Outro filme que trás uma tradição, que muitas mulheres ao redor do mundo gostariam que tivesse em seu país. No dia 29 de fevereiro de um ano bissexto, segundo a tradição irlandesa, o homem é obrigado a aceitar o pedido de casamento feito pela mulher.

Texto de Rani MOL

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário