segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Roubo que não podemos dar parte na polícia




Na madrugada de domingo para segunda estava vendo a reprise do programa Direção Espiritual e um dos assuntos era o tipo de roubo que não podemos dar parte na polícia. São eles:

O namorado que tira a dignidade da namorada.
O marido que faz a mulher desacreditar nela mesma.
As pessoas que  roubam a sua paz.
As pessoas que roubam seu equilíbrio.
As pessoas que roubam seu tempo de cicatrização.

E ele elencou mais situações em que somos roubados, prejudicados e não podemos ir a delegacia. Já pensou ir à delegacia e acusar alguém de roubar a felicidade? Ir à delegacia e dar queixa  de um amor autodestrutivo?


O sociólogo Zygmunt Bauman em seus livros já vem comentando algo do tipo, dizendo que as pessoas “hoje” não dão mais tempo a si própria. As emoções têm que ser resolvidas de uma hora para outra. E mais uma vez percebemos que somos roubados de nós mesmos. Precisamos nos firmar, nos dar o tempo que é preciso, ainda que as pessoas ao nosso redor vivam a mil por hora e não saibam ajudar, não saibam ter paciência com a dor , com o tempo alheio.


Na verdade viver o nosso próprio tempo, negligenciando as cobranças que vem a todo minuto pela Tv, pelas redes sociais, por celular, e-mails e etc, não é uma tarefa fácil. Eu observo a geração de pessoas Hippies que hoje tem de seus 45-55 anos, elas são felizes e lidam com tudo isso com calma. Mas o motivo disso é simples , na escola a pesquisa era a barsa, os livros, eles não tinha que se preocupar com os estudos da Groelândia sendo postado na internet. Quando eles saiam só tinham o relógio para marcar a hora de ir e voltar. Telefone? Telefone era coisa de gente rica nem todo mundo tinha. Amizade , a amizade era bem mais fácil, conversava-se, bebia e no mais que tinha era uma fofoca. Hoje se você bebe aparece fotos de você bêbado na internet de supostos amigos, amigos que vão para sua casa ver filme, e quando voltam para casa postam tanta coisa nas  redes sociais e você descobre o lado B da pessoa (racista, homofóbica,esnobe e etc) e descobre que não é bem quem você pensava que era.  Uma coisa que você pode fazer amanha a pessoa manda mil torpedos, e-mails cobrando para agora.


Saber viver hoje sem ter sua paz de espírito roubado é como viver num vendaval, mas manter as raízes bem profundas para que não seja facilmente levado ao vendaval chamado modernidade stressante. A fé precisa ser reconstruída todos os dias,a coragem de viver esses flashs que são chamados de dia precisa ser re-estabelecida todos os dias, nesses dias que tudo é passageiro a luta tem que ser diário para manter a sanidade em ordem.
Texto de RMOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário