domingo, 20 de novembro de 2016

O Ano da Misericórdia




Ano passado quando li e participei de uma formação sobre MISERICORDIAE VULTUS, eu fiquei super empolgada e  imaginei a igreja aberta 24horas, com confissão todos os dias,com  Adoração todos os dias, com vigílias (pelo menos mensal), em outras palavras com a igreja mais focada na Misericórdia.  Pelo menos aqui onde moro não vi nenhuma paróquia que tenha feito isso, tudo seguiu de forma “normal”.Infelizmente o ano da misericórdia foi o ano de muita discórdia dentro da igreja, não parecia um ano Santo.Mas sim diabólico, foram tantas traições , fim de casamentos e namoros,tantas omissões,foi um ano que a intriga e a fofoca falavam mais altas,padres sendo tomado pela vaidade, padres que não atendiam confissão, muita conversa antes - durante a Missa, entre tantas outras coisas. Antes mesmo de o ano começar vi muita gente saindo , se afastando da igreja.


Sabemos que o ano da misericórdia aconteceu de forma EXTRAORDINÁRIA , justamente para tentar conter a ação do maligno. Lembro bem de estar vendo na Canção Nova, no dia da festa da misericórdia , quando um dos condutores chamaram a atenção do povo que não parava de falar, mesmo tendo pregação/missa em andamento. Então foi dito que o inimigo esse ano nos atenta mais por que ele não quer que sejamos santos. E isso eu observei durante todo o ano. Com certeza a quaresma de 2016 vai ficar para história com uma das mais “fortes”, no sentindo que a tentação, o peso espiritual foi pesado.

Jesus e Santa Faustina.


E MARIA? A MÃE DA MISERICÓRDIA – essa coitada também ficou de lado, esse  foi um ano que a devoção mariana poderia ter sido explorada, que poderia ter sido explicado a importância de rezar o terço , pela própria salvação. Mas  o máximo que se escutava era em alguma pregação dizer Mãe da Misericórdia, e ficava só nisso. SANTA FAUSTINA? Oi? Quem? Pois é! Santa Faustina , a secretária da misericórdia, sonhei em participar com algum estudo do Diário de Santa Faustina, mas ao meu redor não vi nenhum. O diário de Santa Faustino se lido verá que tem bem mais do que os aplicativos oferecem. Tem todo um processo de conversão dessa Santa a vontade de Jesus.



O grande problema foi que o ano foi nomeado como ano Santo, da Misericórdia, mas as paróquias permaneceram com aquelas “atividades” de sempre, não mudaram, sim, era preciso uma mudança nessa rotina. Mudar e não acrescentar, por que acrescentar sobrecarrega e pessoas sobrecarregadas não conseguem viver bem a espiritualidade. Foi um ano que a PALAVRA MISERICÓRDIA foi muito dito e pouco sentida e praticada.



No momento que a porta da Misericórdia foi aberta, isso abalou o inferno e aqueles tantos que fugiram de lá ficaram enfurecidos. E essa não é a minha perspectiva é algo que podemos observar apenas vendo o jornal: no cenário político mundial de corrupção, doenças epidêmicas,guerras, ataques terroristas, a insensibilidade das pessoas, a vulgaridade das pessoas até mesmo dentro da igreja, os ataques ao santíssimo sacramento, os ataques a Igreja com destruição de imagens e etc.


Literalmente esse ano mais do que os outros ficou bem claro que:

PORQUE NÃO TEMOS QUE LUTAR CONTRA A CARNE E O SANGUE, MAS, SIM, CONTRA OS PRINCIPADOS, CONTRA AS POTESTADES, CONTRA OS PRÍNCIPES DAS TREVAS DESTE SÉCULO, CONTRA AS HOSTES ESPIRITUAIS DA MALDADE, NOS LUGARES CELESTIAIS. EFÉSIOS 6:12


Mas eu rezo a Deus que Ele considere o esforço que cada um de nós fizemos neste ano da Misericórdia, ainda que não foi o que deveríamos ter sido e feito, mas o que conseguimos nesta batalha espiritual.


Obs: Hoje foi fechada a porta da Misericórdia. 


Texto de Rani MOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário