quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Música: Punjabi

Quando eu acho que meu mundinho é isso, então eu sou despertada para expansão do meu mundo. Eu estava vendo uma novela asiática e no intervalo, como propaganda começou a passar esse clipe Música: NARAZGI - Cantor: AARSH BENIPAL.



Me chamou atenção a combinação da linda paisagem com o ritmo da música.










Fui procurar sobre o clipe, achando que meramente era Indiana, então percebi que no título dizia músico Punjabi. Que vem a ser Punjabi uma língua  é emprestado do sânscrito como outras grandes línguas. Punjabi é diferente do Hindu, Bangla e Gujrati línguas, onde a ênfase é dada únicas palavras do sânscrito.


Na  Índia, Punjabi está escrito na Gurumukhi em escritórios, escolas media.Gurumukhi é considerado roteiro padrão para Punjabi, embora seja muitas vezes não oficialmente escrito no Devanagari ou escritas latinas devido à influência de Hindi e Inglês, da Índia duas línguas oficiais primários no nível da União.


Punjabi é falado na índia e no Paquistão . No Paquistão palavras do Punajbi são escritas com técnicas do persa e árabe como Urdu. Por isso a forma de escrever e pronunciar  se diferem mesmo sendo a “mesma língua”. Pelo que vi achei mais “fácil” a escrita da forma indiana, por que a outra forma é árabe.




Não consegui achar a tradução da música, mas achei muito gostoso o ritmo. E achei interessante no final sobre a campanha da alertando e encorajando o tratamento da doença psicológica Bipolar. O cantor AARSH BENIPAL é indiano e apesar de passar uma imagem de pessoas mais madura tem apenas 24 anos.


Texto Rani

Nenhum comentário:

Postar um comentário